sábado, 18 de dezembro de 2010

Natal = Renascimento


"Natal representa o renascimento, o fim de um ciclo, um momento propício para o apaziguamento, para a paz."

Li isto num site por aí, que infelizmente não guardei para poder registrar a fonte.

Eu tenho escrito pouco aqui para o blog, mas tem uma razão. Para quem não acompanha meu dia a dia, não sabe que estou realmente no fim de um ciclo, um momento que para mim está representanto apaziguamento e renascimento.

Tenho vivido momentos de grandes transformações nos ultimos quase 4 anos. Ou seja, desde que me tornei mãe.

Quem me conhece, sabe que a pessoa aqui que vos fala era uma grande workaholic. Viciada em trabalho, uma adoradora do mundo corporativo.

Mas a maternidade foi me mostrando outras possibilidades de seguir em frente, me mostrando outras faces da vida que não se resumia a trabalho.

Confesso que tem sido um processo de transformação, até de sofrimento eu diria, pois não é fácil você por abaixo suas convicções. Mas acho que faz parte do nosso crescimento assumir que nossas verdades e posturas são flexíveis. Que podem ser mudadas.

Hoje a minha vida, o estilo de maternagem que eu julgo saudável para mim e para os meus filhos é incompatível com a vida profissional que eu levava. Portanto, eu decidi que precisava mudar. Fazer algo a respeito e não sabia como.

A grande mudança foi o fato da minha filhota (a segundinha) não se adaptar na creche. Uma verdade já estabelecida pra mim que era criança na creche foi por terra. E decidi que teria uma babá mas trabalharia em casa. Isto foi possível e está sendo extremamente enriquecedor para a minha família e principalmente pra mim.

Em julho veio o blog. Eu descobri o quanto amo escrever e o quanto a culinária me dá prazer. Passou a ser um hobby oficial e não mais um diversãozinha escondida. Esta minha faceta se mostrou para todos além das paredes da minha cozinha.

E o caminho foi natural de conhecer blogs de culinárias e pessoas interessantes no mundo virtual. Me levando a buscar um curso da Simone Izumi (Chocolatria) e um da Priscila Brunsfeld (Make the Cake).

Adorei estes dois cursos e vi muitas possibilidades que eu poderia arriscar neste novo caminho que eu estava buscando.

Eu sempre disse aos quatro ventos que não sabia fazer nada além de trabalhar no comércio exterior, mas descobri que poderia tentar aliar meu hobby de cozinhar transformando em "coisinhas para vender".

E resolvi arriscar a fazer minha Caixinha de Natal de Fudges e colocar a venda através do blog, divulgando no Facebook.

Resultado: em uma semana vendi mais de 70 caixinhas, vários elogios e a auto-estima lá em cima.

Isto tudo me convenceu a tentar arriscar a trabalhar com estas "coisinhas" gostosas que são meu prazer, meu divertimento.

Portanto, estou considerando este período natalino no meu renascimento, no final do meu ciclo que estava confuso, tendo uma nova direção, um novo caminho a trilhar.

Quem acompanha meu blog, será atualizado constantemente das minhas peripécias neste novo caminho e lógico que não vou deixar de postar minhas receitinhas.

Precisei dar esta pausa no blog, porque estava enlouquecida fazendo fudges. Mergulhada em fudges.

Apesar de que, num suspiro de intervalo dos fudges, fiz este cupcake natalino de presente para os professores do meu filho.

O cupcake não contou com criatividade nenhuma. Aproveitei o que tinha pronto, já congelado que foi o formigueiro. De recheio fiz uma ganache rapidíssima de chocolate e o esmero foi na cobertura em pasta americana.

Descobri um novo blog chamado Fofurices que explica passo a passo várias coisinhas com pasta americana e foi lá que busquei inspiração para este presentinho que tem tudo a ver com o nosso momento natalino.



Ofereço a vocês que me acompanham esta imagem que contextualiza nosso momento. Vamos todos nos renovar, buscar a paz nos nossos corações que o resto é só consequencia. E que com este espírito apaziguado possamos receber com serenidade e alegria um belo 2011.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Chá de um bebê muito especial ...

Uma criança pronta para nascer pergunta a Deus: "Dizem que estarei sendo enviado a Terra amanhã, como viverei lá, sendo assim pequeno e indefeso? Deus disse: "Entre muitos anjos eu escolhi um especial para você. "Estará lhe esperando e tomará conta de você".
Criança: "Diga-me, aqui no céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para eu ser feliz. Serei feliz lá?"
Deus: "Seu anjo cantará e sorrirá para você a cada dia, a cada instante você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança: "Como entenderei o que falarem comigo, se eu não entendo a língua que as pessoas falam?"
Deus: "Com muita paciência e carinho seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança: "E o que eu farei quando eu quiser te falar."
Deus: "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança: "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus: "Seu anjo lhe protegerá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança: "Mas eu serei sempre triste porque não te verei mais."
Deus: "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim e eu estarei sempre dentro de você."
Neste momento já havia muita paz no céu. Mas as vozes na Terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada pediu suavemente: "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu: "Você chamará seu anjo de MÃE!"

Para o Chá de Bebê deste garoto lindo que está prestes a chegar, foi feito um fudge de castanha-do-pará banhado no chocolate branco.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Variações em cima do mesmo tema ...

Sabe quando você conhece um menino fofo, fofo que dá vontade de pegar no colo o tempo todo? Pois é, desde o ano passado quando conheci Gabriel, tive esta vontade.
Uma criança encantadora. Amiguinho de turma do meu filho Miguel.
Aliás, que turminha mais gostosa.
Um mais fofo que o outro.

E hoje o Gabriel está fazendo 4 anos e a sua comemoração será em torno do Homem-Aranha.

Um tema que meu filho ama. Que aliás, está pedindo uma festa em cima disto.

Ou seja, o Homem-Aranha vem povoando minhas idéias já tem algum tempo.

Em virtude disto, resolvi me oferecer para fazer uns cupcakes e uns fudges inspirados neste super-herói.

Minha gente, foi um desafio e tanto. Ontem meu Miguel acordou doentinho, passei a manhã no pediatra com ele, a tarde finalizei 15 caixinhas de fudges natalinos para entrega, mas deu tudo certo. Consegui terminar ainda ontem a noite a modelagem dos 80 olhinhos e montar os cupcakes.

Eu utilizei a massa do Bolo Formigueiro (The Cookie Shop) recheado com ganache de chocolate. A "teia" foi feita com glacê real tingido de preto (receita também do The Cookie Shop).



Os Fudges eu fiz de castanha-do-pará e banhados no chocolate branco tingido de azul com "teias" no chocolate branco.



O contraste com a forminha vermelha deu o charme a mais que precisava.



Agora é só descansar um pouquinho e se preparar para a festinha logo mais. Parabéns para Gabriel e parabéns para Livia, mamãe do Gabriel pelo seu filhote tão fofo.