segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Filé mignon ao forno com brócolis


Esta semana estou disposta a compartilhar os pratos que sairão da minha cozinha no horário de almoço. São receitinhas simples, fáceis, nutritivas e pouco calóricas. Ou seja, atende a família toda, mesmo quem esteja fazendo dieta.
Ontem o prato escolhido foi filé mignon assado com brócolis.
Este brócolis era um restinho da feira anterior, então já estava começando a amarelar, por isso lembrei desta receitinha de forno que não iria requerer um brócolis bonitão.
Você pode até achar que carne assada leva tempo demais, que isto não seria nada prático para o dia a dia. Mas pelo fato de estarmos assando os escalopes ou bifes, como você preferir, é rápido. Ontem estes escalopes levaram coisa de 20 minutos para ficarem prontos. Inclusive achei que poderia ter tirado do forno um pouquinho antes.
Fiz a receita para a família toda, mas abaixo vou colocar a receita como ela está no meu cardápio, para 1 pessoa.
Segue a receitinha:

Filé Mignon ao forno com brócolis (adaptado do cardápio de Roberta Larica)
Ingredientes
1 medalhão ou bife de filé mignon (150g)
Sal, alho e cebola
Ervas finas a gosto (tempero seco)
1 xícara (chá) de brócolis ligeiramente cozidos (utilizei crus porque coloquei papel alumínio para assar)
1/4 xícara de ricota amassada com um pouquinho de leite desnatado (utilizei cottage)
1 colher (sopa) rasa de requeijão light

Modo de Preparo
Tempere o filé com o sal, alho, cebola e as ervas. Unte com um fio de azeite uma assadeira e coloque a carne com o brócolis por cima. Cobri com papel alumínio, deixei cozinhar por uns 20 minutos e tirei o papel para corar rapidamente. Este tempo dependerá do seu forno.



Esquente a ricota (utilizei cottage) misturada com o leite e o requeijão. Deixe engrossar um pouquinho. Retire a carne do forno e regue-o com o molho. Sirva. Se quiser pode levar ao forno novamente para dar uma corada.

Nenhum comentário: