quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Deliciosos e disfarçados - Como tornar a alimentação do seu filho saudável sem que ele perceba



Tenho 2 filhos. Miguel de 3 anos e Maria de 11 meses. Com Miguel nunca tive problemas com alimentação. Sempre se alimentou super bem, sem restrições a nada. Porém agora com 3 anos, tem cerca de 2 meses que está numa fase difícil de um dia para o outro ele "descobre" que não gosta mais de vagem, de cenoura, de palmito e por aí vai.

Eu confesso que sou durona. Exijo que coma tudo o que estiver no prato. Nem em questão de quantidade, mas sim da variedade. Só que isto tudo vai despreendendo um esforço grande, cansantivo.

Maria por sua vez, não curte frutas. Desde quando iniciou a alimentação com 6 meses se recusa a comer frutas. Como frutas secas, mas fruta natural, absolutamente nada.

Hoje meu Miguel está muito doentinho, com febrão e dor na gargante.
Não seria um dia bom para entrar numa batalha por alimentação.
Então resolvi que hoje teria macarrão com carne moída, que ele ama.

Porém, fiz o seguinte, cozinhei 2 beterrabas, fiz um purê e acrescentei ao molho de tomates. Foi uma forma dele comer algo mais nutritivo que um simples macarrãozinho com carne moída.

E nesta preparação acabei me lembrando de um livro que comprei há muito tempo. Antes mesmo de Miguel começar a se alimentar. Fui lá revirar umas caixas e encontrei.

Este livro chama-se "Deliciosos e Disfarçados". Foi escrito por Jessica Seinfeld, mãe de três filhos que não queriam comer nada saudável. Então ela começou a inventar. Misturar elementos nutritivos, sem que eles percebessem, em pratos que eles gostavam e funcionou.Neste livro tem várias receitas das experiências dela.

Não sou muito fã desta coisa de esconder os alimentos para as crianças, mas chega num ponto que a gente tem que reinventar as formas. Senão sempre será um cabo de guerra. A mãe querendo que o filho se alimente adequadamente e a pirraça do filho em recusar.

Pretendo começar meus experimentos com receitas que sejam a cara da nossa cultura, pois no livro tem muita coisa de americano. Mas dá para aproveitar várias sugestões.

Vejam abaixo fotos de pratos que achei bem interessante:
1) Neste Espaguete com almôndegas vai cenoura no molho e nas almôndegas vai abóbora;
2) Estes picolés caseiros simpáticos são de frutas com iogurte natural;
3) Esta lasanha apetitosa no molho branco vai um purê de couve-flor devidamente disfarçado;
4) No preparo destes hambúrgueres vai abobrinha.

Enfim, já que as vezes as crianças parecem irredutíveis, cabe a nós, os pais nos reinventarmos.

Nenhum comentário: