segunda-feira, 22 de novembro de 2010

As vezes a simplicidade é um luxo ...


Vocês já pararam para pensar o quanto a simplicidade hoje em dia se tornou um luxo? Hoje em dia coisas simples e de antigamente ganham nomes de vintage, passaram a ser olhadas como excentricidades ou "mania" de alguns. E nem sempre são de fácil acesso, tornand0-se um luxo.

Se é ser excêntrico ou fresco gostar de coisas simples, acho que estou com um pé neste time.

E a alimentação puxa bem esta questão.

Hoje em dia não é tão simples ter produtos sem agrotóxicos, alimentos produzidos de forma mais natural, não é simples nem achar quem cozinhe em casa no seu dia a dia. Hoje quem tem tempo pra isto?

E eu como todos sabem, adoro estas coisas, e hoje em dia acho uma delícia garimpar lugares onde eu possa comprar itens para trazer bons produtos para minha família.

Neste final de semana estivemos na região de Pedra Azul, nas montanhas capixabas para quem não conhece.

E lá é uma fonte grande de produtos artesanais, produção sem agrotóxico ... apenas uma propriedade, até onde pesquisei, com produção orgânica, mas enfim, uma região com produtos de qualidade.

Trouxe ovos, feijão, manteiga e frango (orgânico), antipastos com sabores excepcionais, requeijão, mel, geléias e morangos. Vou tentar mostrar todos estes produtos nos próximos posts.

Hoje a estrela do blog será o morango.

Achamos um sítio chamado Herança. Despretensioso, propriedade pequena, mas com uma proposta interessantíssima.

Você pode comprar os morangos, que segundo o proprietário são produzidos sem agrotóxico, por R$ 10,00 a cesta cheia, mas o grande detalhe é que você é quem colhe seus morangos.

O proprietário, que me desculpe por ter esquecido de perguntar o seu nome, nos leva gentilmente a plantação, protegida por plástico, que eles chamam de estufa, descobre tudo e nos deixa a vontade para ir colhendo e comendo os morangos.


Não preciso nem dizer que isto foi algo delicioso para um menino de 3 anos de idade. Para um adulto já é, imagine uma criança.

Passamos momentos agradáveis, divertidos e saímos de lá com uma boa quantidade de morangos que fomos comendo no decorrer do dia. Morango doce, com pouca acidez. Muito saboroso mesmo.

Fica a dica para quem for para a região. Procurem o Sítio Herança para colher seus morangos.


Na BR 262, sentido Vitória/BH tem um trevo no KM 90 onde tem um ponto de ônibus, entre a direita e siga por cerca de 1,5KM em estrada sem pavimentação e lá encontrará o Sítio Herança que além dos morangos tem feijão, geléia e licores.

Agora, além de comer puro estes belos morangos fiquei aqui matutando em como prepará-los. Lógico que em cabeça de gorda só vem coisas pecaminosas que iriam detonar minha dieta e não posso cair em tentação.

Abrindo a geladeira percebi que meu iogurte dos lanchinhos já tinha acabado. Então tive uma idéia. Resolvi preparar meu iogurte para comer com os moranguinhos lindos. Meu filhote e meu marido também adoram iogurte caseiro e eles ainda podem usufruir do mel que compramos num apiário da região.

Apesar de que iogurte tem mil receitas por aí ... que quase todo blog de culinária tem uma receita de iogurte ... mesmo assim, acho que tem muita gente por aí que não sabe que pode preparar em casa.

Então vou compartilhar com vocês minha receitinha de iogurte "quase" light. "Quase" por que usei iogurte natural sem ser desnatado e o leite em pó integral. Podem confiar nesta receita. Receita de quem já errou muito. Hoje dá certo desta forma.

Iogurte Natural Caseiro
500ml de leite desnatado
1 colher de sopa bem cheia de iogurte natural
1 colher de sopa de leite em pó

Coloque o leite para esquentar numa panela e deixe que esquente até uma temperatura de 43 a 45C. Se não tiver termômetro, é até uma temperatura que seu dedo aguente o calor. Não pode ser muito quente porque senão o calor mata os lactobacilos.
Desligue o fogo.
Misture o iogurte natural e o leite em pó.
Armazene num pote plástico ou de vidro, ou pode deixar até mesmo na panelinha onde aqueceu o leite, feche bem, enrole com pano de prato para manter quentinho e pode colocar dentro do forno para reter o calor por mais tempo.
Deixo por cerca de 6h a 8h neste local e depois coloco na geladeira.
Hoje fiz uma nova experiência e coloquei o meu pote dentro de uma bolsa térmica.
Deu super certo. Depois de 6h o pote ainda estava morninho e o iogurte já tinha talhado bem.
Pronto!! Você tem iogurte feito em casa. Para uma próxima receita, você pode separar uma colher do seu próprio iogurte. Não precisa mais comprar.
Se quiser mais quantidade, é só ir dobrando a receita.

Dica: Se quiser um iogurte mais firminho, depois de pronto pegue um tecidinho bem fino, pode ser uma fralda e forre uma peneira também fina. Encaixe esta peneira num pote onde tenha espaço para escorrer o soro. Coloque o iogurte em cima deste paninho e amarre as pontas. Deixe uns minutos e vá assistir algo na televisão. No intervalo você pode voltar e ver que o soro já escorreu. Retire seu iogurte bem firminho para um pote para guardar na geladeira. Fiz este processo para o meu e ficou bem consistente. Dá para perceber nas fotos.

Nenhum comentário: