terça-feira, 12 de outubro de 2010

Super Simple


Hoje amanheceu um dia nublado e frio. Em dias como este dá uma preguiça danada de comer salada. Eu pelo menos tenho. A vontade é de comer algo bem quentinho.

Miguel pediu um “macarrão com carninha” e farofa, leia-se um molho de carne moída que nem ouso chamar de bolonhesa com uma farofinha qualquer. Então pronto, definido o cardápio da galera.

Mas tem umas três semanas que foram recheadas de doces e gostosuras de festinhas infantis e minha consciência está bem pesada, como o meu corpo também deve estar. Nem tenho tido coragem de subir na balança.

Esta semana é certa que vou dar o bolo na nutricionista. Vou ligar desmarcando. Nem em sonho vou dar as caras por lá.

Diante do exposto, sem condições de aderir ao cardápio da família.

Como não estou a fim de salada, tive que achar uma alternativa para comer os vegetais, então vou de legumes quentinhos mesmo. Mas tem que ser algo bem apetitoso.

Assisti no domingo passado um programa do G.Garvin no GNT. Confesso que acho o cara um chatão, mas sempre mostra coisas simples e interessantes e ele fez um salmão com legumes, o que acabou me inspirando para hoje.

A idéia era pegar o que tivesse na geladeira e fazer um refogadinho de legumes bem apetitoso para acompanhar o grelhado. Esta comidinha conseguiu suprir minha carência de algo quentinho e coube num cardápio magro.

Como diz o tal do G.Garvin: super simple.

Salmão com Legumes (1 porção)

2 colheres (chá) de azeite
¼ de cebola picada
½ dente de alho
¼ xícara de pimentão picado
¼ xícara de cenoura picada
¼ xícara de vagem picada
½ xícara de abobrinha picada
½ xícara de berinjela picada com a casca
4 tomates cereja partidos ao meio
2 tomates italianos de lata
¼ xícara de suco do tomate da lata
2 filés pequenos de salmão
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica picante a gosto (opcional)
Folhas de rúcula para decorar
Salsinha para decorar (opcional)
Coloque qualquer legume que tiver na geladeira. Acho que aipo e pimentões de outras cores iriam muito bem aqui.

Coloque 1 colher de azeite na panela e adicione a o alho e a cebola, dando uma leve refogada, acrescente pimentão, cenoura, vagem e deixe refogar mais um pouco, adicione abobrinha, berinjela, os tomates e o suco. Deixe ferver, baixe o fogo e aguarde os legumes amolecerem um pouquinho, não muito. É para ficar “ao dente”. Adicione sal, pimenta do reino e a páprica.
Reserve.
Tempere os filés de salmão com sal e pimenta do reino a gosto. Acabei colocando páprica também e ficou bom demais.
Numa frigideira anti-aderente, pincele uma colher (chá) de azeite, deixe aquecer e coloque os filés de salmão para dourar de um lado e do outro.
Montagem do prato:
Coloque o molho no fundo do prato, coloque os filés de salmão, folhas de rúcula em cima e salpique salsinha.

Nenhum comentário: