domingo, 10 de outubro de 2010

Herança de mãe


Hoje entrei na cozinha para fazer apenas um arroz branco, uma maionese de batatas e um vinagrete porque meu marido e meu irmão fariam um churrasco. Ótimo!!! Nada de sujeira na cozinha. Comida rápida com cara de preguiça.

Mas enquanto eu ia picando o tomate, o pimentão ... meus olhos não paravam de olhar para uma penca de bananas nanicas super maduras implorando para serem comidas.

Quando vejo banana nanica madura demais a primeira coisa que vem na cabeça é uma torta de banana que minha mãe faz que me acompanha desde criança, mas nunca aprendi a fazer a massa que ela faz.

Mais uma vez me lamento aqui de não ter aprendido algumas coisas com minha mãe quando morava com ela, ficando só a saudade de coisas gostosas. Mas ainda é tempo de aproveitar os talentos dela. Para quem não sabe, ela me deu uma grande ajuda no aniversário da minha filha, fazendo mais de 270 tulipas de tecido para enfeitar as mesas. Os arranjos ficaram lindos. Estou recebendo elogios até hoje por conta destas flores e por isso resolvi fotografar esta tortinha que me lembra dela com suas belas tulipas de pano de fundo.

Voltando a minha saga,tentei me distrair, terminei o vinagrete e fui tratar de cozinhar as batatas e cenouras, mas as tais bananas continuaram a me pedir que fizesse algo com elas.



Pensei rápido. As batatas precisariam esfriar para que eu fizesse a maionese, então seria tempo suficiente para fazer uma massinha para a torta de bananas.

Como eu não sabia a receita da minha mãe, peguei minhas receitas e fui atrás da massa brisé que aprendi no blog The Cookie Shop. Inclusive fiz este post aqui.

A receita desta massa é para uma torta com cobertura para uma forma de 20cm, mas como eu não ia cobrir, pude fazer duas tortas.

E numa manhã de domingo preguiçosa, consegui fazer duas belas tortinhas de banana que comemos de sobremesa ainda morna acompanhada de sorvete. Um pecado da gula.

Torta de Banana (adaptação da receita de D. Dina e The Cookie Shop)

Para a Massa Brisée
• 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1 colher de chá de sal
• 200g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos (sem sal)
• 1/4 de xícara de água bem gelada (deixe um pouquinho a mais reservado, se precisar)

Para o Recheio
• 8 bananas nanicas grandes cortadas no comprimento

Para a Farofa
• 10 colheres de sopa de farinha de trigo
• 10 colheres de sopa de açúcar
• 100g de manteiga sem sal gelada, cortada em pedacinhos

Para pincelar as bordas
• 1 gema, misturada com 1 colher de sopa de creme de leite

Primeiro, faça a massa: Misture a farinha, açúcar e sal. Junte os pedacinhos de manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos para obter uma farofa grossa, com pedaços de manteiga maiores. Junte a agua até a massa se juntar ligeiramente. Este procedimento pode ser feito no processador, mas como não tenho um, foi na mão mesmo.

Junte delicadamente a massa (vai estar um pouco seca e quebradiça, mas apertando um pouco ela se junta) formando uma bola. No The Cookie Shop ela diz que se estiver ainda muito seca e não der pra juntar, espirre um pouquinho mais de água e que essa massa não deve ser amassada nem trabalhada em excesso, senão fica dura. Divida em duas partes e embrulhe em papel filme. Deixe descansar na geladeira por 40minutos. Reserve.

Enquanto isto faça a farofa no mesmo procedimento inicial da massa da torta. Misture a farinha, o açúcar, junte os pedacinhos de manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos para obter uma farofa não tão grossa, com pedaços pequenos de manteiga.

Separe uma forma para tortas de vidro refratário redonda de 20cm.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra um dos discos de massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Ajeite com as mãos – se quebrar é só pressionar para remendar.

Corte a sobra de massa com uma faca ou tesoura e leve a forma forrada de massa ao freezer por 10 minutos. Aproveite para ligar o forno e preaquecer a 200º.

Retire a massa do freezer e faça uma camada de bananas.



Faça uma camada de farofa.



Repita o processo até encher a forma. Dobre as bordas para dentro e pincele a mistura de gema com creme de leite.



Asse até que fique bem dourada.



Esta torta fica uma delícia quente, morna, fria, gelada, com sorvete ou sem. Aprecie da forma que achar melhor. Fica gostosa de qualquer jeito.

Um comentário:

Renata disse...

É sério isso???? Vou parar te ler seu blog, hein? Ou então vou me mudar pro seu prédio!!