sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um retorno especialmente inspirado e saboroso


Sexta-feira é o único dia da semana que meu Miguel almoça em casa e ele anda chatinho demais. Está na fase que não gosta disto, daquilo e daquele outro. Do mesmo jeito que come no almoço cenoura, na janta ele me comunica que não gosta mais.
Enfim, tem que ter um malabarismo para dobrar esta criaturinha para comer uma comida saudável. Nao verdade tem que ter uma paciência de Jó.

Aliás, vale lembrar que nem só criança rejeita alguns legumes. Adultos também fazer parte deste time. Mas desafio qualquer adulto a dizer que não gostou deste molho delicioso a base de beterraba, abóbora, cenoura e tomate.

Ontem folheando meu livro apaixonante Cozinha Natural Gourmet, dei de cara com uma foto linda de um Espaguete com molho de betacaroteno, azeitona e manjericão.

Na hora veio um estalo de que este poderia ser o prato ideal para hoje. Afinal ele está na fase do macarrão e do tomate. Ama de paixão. E esta receita tem cara de um bom macarrãozinho ao sugo com um toque de putanesca.

A minha única ressalva na receita é que a marinada de azeitonas tem que ser maior, pois fica deliciosa e achei pouco para a quantidade de macarrão. Fora isto, bom demais.

Alias, já conversei com a Sil que na semana que vem vamos comprar beterraba, cenoura, abóbora e tomate em maior quantidade para fazer este molho e deixar congelado para emergências. Acho que é super interessante para substituir as "pomarolas" da vida. Nada contra. Gosto muito, mas se tem uma opção mais natureba, bem melhor. Já pensei até num molhinho com carne moída que Miguel ama. Utilizar para lasanhas, enfim, para qualquer coisa que precise de um molho de tomate para o dia a dia das crianças.

Chega de bla-bla-blá e vamos direto para a receitinha desta gostosura.


Espaguete com molho de betacaroteno, azeitona e manjericão (Cozinha natural gourmet de Tatiana Cardoso - pág. 70)
rendimento: 5 porções



10 azeitonas pretas cortadas ao meio (na minha opinião pode dobrar esta quantidade)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem (se dobrar a receita da marinada de azeitonas vai precisar de 7 colheres de azeite no total)
1/4 de colher (chá) de páprica picante (dobrar esta quantidade se for dobrar a receita da marinada de azeitonas)
1 colher (sopa) de ciboulette picada (utilizei cebolinha comum)
1 xícara de cenoura em pedaços de 2cm (aproximadamente 1 cenoura grande)
1 xícara de beterraba em pedaços de 2cm (aproximadamente 1 beterraba média para grande)
5 xícaras de caldo de legumes (veja aqui ou utilize um caldo comum sem gordura)
1 xícara de abóbora japonesa sem casca em cubos de 2cm (utilizei abóbora madura)
1 dente de alho picado finamente
1 xícara de tomate, sem pele e sem semente, em pedaços de 2cm (3 tomates médios)
1 colher (chá) de sal marinho
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
500g de espaguete integral grano duro cozido al dente (não tinha e usei Barilla mesmo)
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Numa tigela pequena, junte a azeitona, 3 colheres de sopa de azeite, a páprica e a ciboulette e deixe marinar por 2 horas.


Numa panela, junte a cenoura e a beterraba com metade do caldo de legumes e ferva. Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a abóbora e cozinhe por mais 15 minutos (se for necessário, acrescente um pouco mais de caldo de legumes). Retire do fogo e deixe ficar morno. Bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela, coloque o azeite restante e o alho e doure em fogo baixo por 1 minuto. Junte o molho e o caldo de legumes restante. Quando ferver, acrescente o tomate e o sal e cozinhe por mais 3 minutos. Abaixo está a foto do molho só batido no liquidificador. Olhem que coisa mais linda.


Misture a massa e o molho. Distribua em pratos individuais e coloque um pouco da marinada de azeitona por cima. Polvilhe com queijo parmesão. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário: