sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Abaixo ao preconceito da soja

Hoje está sendo um dia quase que comemorativo. Como escrevi dias atrás, eu estava bem desanimada na minha dieta e com a orientação da minha nutricionista, que todos sabem que é Roberta Larica, mudei o cardápio, gostei das mudanças e o resultado em 11 dias seguindo direitinho resultaram em 1,8kg a menos.

Como faz diferença quando você faz dieta comendo com prazer. São sucos com combinações surpreendentes, pratos fáceis que ficam lindos, fazendo com que a gente esqueça que é uma dieta com restrição calórica.

Para quem nunca fez dieta na vida, não sabe como isto faz diferença e este resultado de quase 2kg compensam a dedicação.

Neste cardápio novo há muitas coisinhas feitas com soja, que muita gente torce o nariz. Mas torce o nariz por puro preconceito. Acredito que a maioria das pessoas não sabe preparar e desconhece as inúmeras possibilidades de utilização.

Por isso resolvi compartilhar este lindo e delicioso suflê de legumes com proteína de soja.

Perfeito para um jantarzinho acompanhado de uma salada verde. Um prato rico do ponto de vista nutricional e de encher os olhos.

Suflê de Legumes com Soja (Adaptado do cardápio de Roberta Larica)

Ingredientes:
2 xícaras de legumes cozidos e picados (vagem, cenoura, chuchu ou outros de seu agrado)
1 colher de chá de óleo*
1 ovo
1/2 xícara de leite sem lactose zymil (caso não utilize este leite, pode ser leite desnatado comum)
1 colher de sopa de farinho de trigo ou maisena (utilizo farinha de trigo integral)
alho, cebola, tempero verde e sal** a gosto bem picadinha
1/2 xícara de proteína de soja em flocos finos (hidratar conforme orientação do fabricante e espremer bem).

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes misturando muito bem. Levar ao forno em forma refratária untada por uns 30 minutos ou até que fique bem dourada. Poderá espalhar ricota ralada por cima ou queijo parmesão light. (achei dispensável)

DICAS VALIOSAS DE Roberta Larica

ÓLEO* : Faça uma misturinha de 50ml de azeite + 100ml de óleo de canola, girassol ou minho e coloque uma cabeça de alho, descascada e cortada em lâminas. Utilize este óleo no dia a dia no preparo do seus pratos.

SAL GROSSO TEMPERADO** : Pegue 100g de sal grosso (de preferência não iodado) e triture no liquidificador ou processador, acrescente ervas a seu gosto (alecrim, páprica, pimenta do reino branca ou preta, orégano, alecrim, ervas finas, etc). Utilize este óleo no dia a dia no preparo do seus pratos.

A combinação de óleo temperado com o alho e este sal temperado com as ervas substituem a necessidade de qualquer realçador de sabor que temos no mercado (fondor, grill, sazon ... etc) que são riquíssimos em sódios e outros tantos produtinhos totalmente dispensáveis a nossa saúde.

Um comentário:

Ana Sixx disse...

Jujuba,

Está com uma cara maravilhosa.
Parabéns pelo tchau aos kilogramas!!!
bjs