quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Comidinha rápida com cara de verão

Minha idéia do blog era postar pelo menos uma receita por semana, mas tá difícil. O trabalho, as crianças, a casa acabam engolindo meu tempo e pouco sobra para dedicar ao meu lazer predileto. Mas enfim, foi postando à medida do possível.

No dia a dia, minha fiel escudeira Sil, tem seguido um cardápio todo bonitinho e super saboroso feito pela nutricionista Roberta Larica (http://www.robertalarica.com.br/), mas acabei me atrapalhando e não fiz as compras desta semana. Então nos restou ver o que tinha disponível.

Abrindo o freezer, dei de cara com uma carninha de siri que meu Ricardo trouxe de Santa Catarina no mês passado. Rapidamente me veio na lembrança uma receita muito gostosa que já fiz inúmeras vezes e estava com saudades.


Chama-se Fritada de Siri. Esta receita eu tirei de uma revista chamada Só Receitas (Ano 2, no. 4 - Jan 1999). Acredito que nem tenha mais para vender. Nunca mais vi nas bancas. Era uma revista ótima. Tenho alguns exemplares.

Voltando à receita, é um prato muito rápido, com ingredientes simples. Basta fazer uma linda salada de folhas verdes e legumes, um arrozinho branco e você tem um belo e delicioso almoço com carinha de verão. Mesmo neste tempo mais friozinho, porque não lembrar do verão?

Fritada de Siri

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de azeite (parece muito, mas não é. confie em mim)
2 cebolas cortadas em cubos (não precisa ser miudinho, pode ser
em pedaços maiores)
4 dentes de alho picados ou 4 colheres de chá de alho pronto picado
1 folha de louro
1 lata de tomate s/ pele, tipo italiano, picado
3 fatias de pão de forma picadas
sal a gosto (usei uma colher de sobremesa de tempero pronto alho e sal da Arisco)
500g de carne de siri limpa
1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha (utilizo a Tabasco)
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de coentro
1 xícara (chá) de leite de coco (coloquei só a metade. gostamos que a pimenta prevaleça)
2 colheres (sopa) de farinha de rosca (triturei torradas integral que tinha em casa)
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Prepare:

1) Numa panela (de preferência de barro), aqueça o azeite.

2) Acrescente a cebola, o alho, o louro e refogue por 3 minutos.
Não seja conservador e deixe o louro de fora.
Dá um perfume e um sabor bem especial ao prato.

3) Junte o tomate e ferva por 2 minutos.

4) Coloque o pão e cozinhe por 5 minutos, mexendo sem parar.
O pão deve desmanchar e se incorporar na mistura.
Veja na foto mistura com o pão incorporado.
O molho fica mais grossinho depois da adição do pão.

5) Junte o siri, a pimenta, a cebolinha, o coentro e misture. Cozinhe por 2 minutos.

6) Retire a folha de louro e junte o leite de coco.
Mexa bem e deixe ferver por mais 2 minutos.

7) Desligue o fogo, polvilhe com a farinha de rosca misturada com o queijo. Leve ao forno alto por 3 minutos. Estes 3 minutos é da receita original. Eu acabo deixando mais tempo. Uns 10 minutos.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu comeria isso neste examo minuto!

Renata disse...

Ai... Manda pra mim!!!

Ana Sixx disse...

Ai Juci pára pelo amor de Deus, pára, páraaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!
bjs