quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O estrogonofe de cada um ...


Hoje conversando com meu amigo Allan, estávamos falando das variações de estrogonofe.

Começa inclusive na forma de escrever. Vi que no Aurélio existia grafado desta forma, preferi adotar. Uns gostam de escrever Strogonoff, e outras tantas versões.

Tem gente que poe molho de tomate, tem outros que não. Enfim, há várias formas de se fazer.
Acho que no final das contas, todo mundo que é metido a cozinheiro tem a SUA receita de estrogonofe, não é mesmo? Então não tem certo e nem errado. O que vale é ser gostoso.
Então resolvi publicar a minha receita.

Vocês devem pensar que só vivo para a cozinha não é? Na verdade conto com a ajuda da Sil.
Durante a semana ela segue religiosamente o cardápio da nutricionista.

Porém quando teremos uma escorregada na dieta, digo o que será feito e se ela não sabe fazer o prato, pelo menos já deixa tudo no jeito para que eu só perca tempo no preparo.
Mas quando falamos em camarão ela treme nas bases. Ela fica para morrer de pensar em limpar. Como uma boa mineira de Itabira, não tem intimidade nenhuma com o bicho.

Só para se ter uma idéia, a primeira vez que pedi a ela que limpasse uns camarões foi um dos dias mais divertidos que já tive na cozinha com ela.

Quando volto para a cozinha, lá estavam os camarões bem lavadinhos, secos em papel toalha, um do lado do outro como se fossem soldadinhos, acho que ela só faltou pendurá-los no varal para garantir que ficassem de acordo com o que ela achava que era limpar camarões.

Não tirou uma tripa sequer. Mas com uma paciência de Jó fui ensiná-la a limpar.

Hoje em dia ela limpa, mas demora séculos.
Aqui tem um vídeo como limpar, caso alguém se interesse: http://www.youtube.com/watch?v=Xnb4XSUu9DI

Então costumo colaborar só nesta etapa. O resto ela faz tudo. Lê qualquer receita e destrincha todos os mistérios.
Então no meio da semana, esta ajuda monstra dela, faz com que eu possa ter meus momentos de cozinheira.

Lá vamos nós com minha receita de estrogonofe de camarão totalmente adaptada do que já encontrei por aí, ou seja, com a minha licença poética aplicada.


Estrogonofe de Camarão
Ingredientes:
1kg de camarões médios
alho, sal e pimenta do reino branca à gosto para temperar os camarões
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres de azeite
1 cebola bem picadinha
1 xícara (chá) de champignon fatiado
1/2 vidro de palmito picado
6 colheres (sopa) de ketchup
3 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de mostarda
1 lata de creme de leite sem o soro
1 lata de leite (usar como medida a do creme de leite)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
salsinha picada à gosto

Modo de Preparo:
Como é um prato de preparo rápido, é bom deixar os ingredientes já todos disponíveis para não ter atropelo na execução. Sempre é bom lembrar que camarão não pode ficar muito tempo no fogo, senão vira borrachão.
Tempere os camarões com o alho, sal e a pimenta branca.

Numa panela, coloque a manteiga e assim que aquecer coloque os camarões e deixe refogar até que fiquem rosinha assim como na foto. Coisa de uns 3 minutos. Não precisa ficar totalmente cozido, pois ainda vão voltar para a panela.


Retire os camarões da panela com uma escumadeira e reserve.

Se sobrar caldo do cozimento dos camarões, diminua a quantidade de leite indicada e complete Com este caldo para dissolver a farinha de trigo.
Num recipiente fundo, misture o ketchup, a mostarda, o molho inglês, o creme de leite e o leite com a farinha dissolvida. Misture bem e reserve.
Caso queira o estrogonofe bem grossinho, deixe a lata de creme de leite mais ou menos 1 hora no congelador antes do preparo. Ele fica bem encorpado e é fácil para tirar o soro.

Coloque o azeite numa panela e refogue a cebola, os champignons e o palmito até que a cebola fique transparente. Adicione o camarão e mexa bem.



Adicione a mistura líquida na panela e fique mexendo até aquecer bem. Você perceberá que vai engrossar este molho. Não deixe ferver. Sirva imediatamente acompanhado de um arroz branco e batata palha.

Nenhum comentário: