sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mais um evento familiar ... mais comidinhas ...


Hoje é aniversário da sogra então me ofereci para levar algo. Como a família gosta muito de frango, optei por esta Torta de Frango que tirei do blog
Banquetes & Lanchinhos .

Conheci este blog há pouco tempo e gostei muito.
Passem por lá, vale a pena.
Receitas bacanas e o texto bem gostoso.
Este trançado eu tentei fazer, mas achei que ficou péssimo. Depois posto um vídeo que tem como faz. No vídeo parece simples, mas eu particularmente, achei difícil. Vamos então para a receita:

Ingredientes para o recheio: (texto do blog comumapitadadeacucar.blogspot.com adaptado pelo Banquetes & Lanchinhos)

400g de peito de frango cozido e desfiado
1 lata de tomates pelados (tomates e suco)
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena cortada em cubinhos
2 dentes de alho picados finamente
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha e cebolinha picada a gosto
1/2 xícara de palmito picado
10 azeitonas picadas
1/3 xícara de ervilha escorrida
250g de queijo tipo Catupiry


Ingredientes para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
150g de manteiga gelada cortada em cubinhos
1 colher (chá) rasa de sal
2 colheres (chá) rasas de fermento em pó
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite frio

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Peneire os ingredientes secos e acresente a manteiga gelada. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Acrescente o ovo inteiro e o leite até obter o ponto desejado (juntar todos os hngredientes bem). Não trabalhe muito a massa. Envolva a massa em um filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos. Reserve.

2. Prepare o recheio. Leve ao fogo uma panela com o azeite e deixe esquentar. Refogue a cebola até ficar transparente, acrescente o alho e deixe refogar por mais alguns instantes (aproximadamente 1 minuto). Agregue o tomate picado e refogue mais um pouco. Acrescente o frango desfiado e o suco do tomate e tempere com sal e pimenta. Inclua o palmito, a ervilha, as azeitonas e a salsinha e a cebolinha. Deixe apurar por aproximadamente 5 minutos e desligue o fogo. Obs.: O recheio deve ficar molhadinho, com algum caldo (mas não muito), caso seja necessário acrescente um pouco mais do suco que restou na lata de tomates ou um pouco de água. Reserve. Para o recheio ficar mais cremosinho e com mais "liga", eu dissolvi 3 colheres (chá) de farinha de trigo em 1/2 xícara de leite.

3. Montagem. Pré aqueça o forno a 180 graus. Retire a massa da geladeira e abra com um rolo. Cubra o fundo e as laterais de uma forma de aproximadamente 26cm (eu usei uma com fundo falso) fure o fundo com a ponta de um garfo. Para abrir a massa eu forro a área de trabalho com papel filme e jogo um pouquinho de farinha. A quantidade de papel filme tem que ser o suficiente para que caiba a massa aberta na dimensão desejada. Depois de aberta eu descolo o papel filme da área de trabalho para que eu possa movimentar a massa sem quebrá-la até a assadeira. Deve ter uma técnica correta para fazer isto. Esta é a forma que eu encontrei para facilitar minha vida.

Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno e cubra com o recheio de frango e, por cima do recheio, o catupiry. Abra o restante da massa e cubra a torta ou faça tiras e corações como eu. Sirva quente.

2 comentários:

Téia disse...

Oi Cuca!!! Adorei aparecer por aqui, muitíssimo obrigada pela referência. Eu também achei difícil o trançado, e o meu nem ficou essas coisas todas, mas a gente tem que tentar, não desista, embora tenha ficado ótimo assim. Voltarei aqui sempre, seu blog é lindo, lindo...Bj grande, querida.Téia.

Kely disse...

Amigaaaaaaaaaaaaaaa
Eu consegui!!!!hahahahahha
Depois de sua consultoria online,deu tudo certo!!!Agora é só provar!